segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

AndEngine

Eu estava procurando por alguns tutoriais e e-books e encontrei esse site: http://www.andengine.org/. Após algum tempo lendo os artigos e posts nos forums, esta engine parece ser bem trabalhada e muito recomendada para iniciantes no desenvolvimento de jogos para o Android.

Para fazer o checkout do código necessita de uma conta no Google, coisa que não é muito incomum hoje em dia. Depois precisei instalar o plugin Mercurial para o Eclipse, vc pode encontrar os passos de instalação nesse site: http://www.javaforge.com/project/HGE#download.

Depois de instalado precisará fazer o checkout do código, para isso precisa utilizar a URL apresentada no site do projeto do AndEngine.

https://andengine.googlecode.com/hg/

Antes de fazer o checkout do código, definir uma estrutura de diretórios para seu desenvolvimento. Geralmente prefiro separar os códigos de frameworks e utilitários do código do jogo. Isso facilita a manutenção e agiliza a busca por determinados problemas no código.

Por exemplo:
/lib/google/android/*.jar
/lib/google/andengine/*.jar
/src/main/java/*.java
/src/main/resources/*.xml

Mas isso é apenas uma sugestão, cada um pode definir o que achar de mais interessante para seu desenvolvimento ou que se sinta confortável.

Bom, no final do processo, deve ter gerado um clone do repositório do AndEngine no local definido por vc.

Depois disso, precisará gerar o binário (jar) que será importado em seu projeto. Para gerar o jar, vc precisará da biblioteca ant-contrib da Apache. Se vc não tem, como eu não tinha, precisará baixar neste link. Descompacte o arquivo zipado em um diretório.

Depois disso, precisará ajustar o seguinte arquivo XML (ant file), localizado na raiz do projeto do AndEngine: exportJarToAll.xml

Localize o seguinte trecho no XML:

<taskdef resource="net/sf/antcontrib/antcontrib.properties">

Encontrado, precisará deixar como o trecho abaixo, acrescentando no campo value da variável ANT_CONTRIB_HOME, o diretório onde vc descompactou o arquivo zipado do ant-contrib.

<property name="ANT_CONTRIB_HOME" value="/gamedev/tools/ant-contrib"/>

<taskdef resource="net/sf/antcontrib/antcontrib.properties">
<classpath>
<pathelement location="${ANT_CONTRIB_HOME}/ant-contrib-1.0b3.jar"/>
</classpath>
</taskdef>

Finalizado, salve o arquivo e execute a task createjars. Se não tiver nenhuma surpresa, o binário (jar) deverá ser gerado no diretório bin com o nome andengine.jar.

Pronto! Só importar no seu projeto do Android e vamos começar a criar o jogo!

Aguarde o próximo post!

Um comentário:

Rodrigo Ceccato disse...

Bacana, peguei minha maquina ontem e já vou providenciar o ambiente pra começar a programar junto contigo, espero que eu consiga........hahahaha
Vi, andei mexendo na UDK(engine Unreal) e achei coisas bem interessantes lá, um pouco amarrado, porém para integração do Maya com a Engine, parece que dá muito certo.....abração!