quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

XNA Development - Pense o que vc quer


Bom, vamos realmente começar a entender esse universo dos games.

Para começar, sempre tente entender como funciona o design de games, antes mesmo de iniciar qualquer aprendizagem de determinada linguagem ou framework. Pois com o tempo, irá perceber que não basta saber programar, mas conhecer diversos assuntos (focus, física, arquitetura, matemática) que podem alterar suas necessidades de utilizar determinada API ou determinada plataforma.

Muita gente prefere aprender sozinho, começar logo a programar e eu sou um deles. Geralmente, procuro alguns livros ou sites que possuem tutoriais. O intuito desse blog é auxiliar justamente nisso.

Geralmente quem quer desenvolver jogos, já pensa em desenvolver jogos em 3D, jogos como Need for Speed e acaba se decepcionando quando realmente tenta colocar a mão no código. Isso realmente acontece, é fato.

Primeiro porque desenvolver um jogo não é simplesmente aprender uma API e já começar a programar. Necessita de conhecimento em diversas áreas (matemática, física, inteligência artificial), principalmente quando se pretende desenvolver jogos como Call of Duty, Final Fantasy.

Mas vamos pensar que vc está pretendendo começar com jogos mais simples como Asteroids ou Pac-man. Neste caso, são jogos que não dependem de muitos fatores, só mesmo de vc. E esse é o intuito, explicar como iniciar o desenvolvimento.

Primeiro passo, configurar seu ambiente para desenvolvimento. Recomendo o uso do Windows XP/Windows 7 para desenvolver com o MS Visual Studio 2010.

Para detalhes dos pré-requisitos, veja no site abaixo;
http://msdn.microsoft.com/en-us/library/bb203916.aspx

Caso vc queira apenas testar, utilize a versão Express, veja no site abaixo:
http://www.microsoft.com/express/Downloads/

Segundo passo, instalar o XNA Studio 4.0.
http://www.microsoft.com/downloads/en/details.aspx?FamilyID=9ac86eca-206f-4274-97f2-ef6c8b1f478f

Por enquanto, é isso! No próximo post, já podemos brincar com o XNA.

Referência

Para quem não domina muito o inglês, recomendo acessar o portal www.sharpgames.net. Site que contém diversos artigos e tutoriais.

Nenhum comentário: